Eexistem muitas dúvidas sobre o marketing digital e seu resultado efetivo, muitos inclusive não acreditam que com boas estratégias e um bom sistema automatizado de marketing se torna possível alcançar os objetivos de uma organização. Pensando nisso, nós da Newdbase preparamos um artigo especial com motivos válidos de que o Marketing Digital pode (e deve) ser o seu maior aliado.

Interação com Clientes e Marketing Digital

Todos sabemos que é mais do que essencial manter um contato direto com os clientes em carteira, aumentar a participação e consolidar a sua marca no mercado, além de garantir um maior retorno financeiro no curto, médio e longo prazo. No entanto, pode parecer uma tarefa um tanto quanto “fácil” gerenciar um e-mail marketing, porém muitas vezes as métricas não acompanham esse trabalho diário.

Diversas pessoas e empresas cometem erros clássicos no momento de utilizar esse processo, sem se preocupar com o cliente e suas respectivas necessidades, que vão justamente servir como forma de você, empreendedor, oferecer produtos e serviços para resolver esses problemas, tudo isso em forma de soluções unificadas. Por outro lado, é fato que o tradicional “spam” é um hábito péssimo que muitas empresas de vários portes ainda insistem em achar que é uma alternativa “aceitável”.

Inclusive, em vários casos, e-mails que são considerados como spam acabam perdendo uma série de potenciais consumidores com algo que poderia um enorme sucesso. Por essa falta de gerenciamento e baixo aproveitamento, o e-mail marketing é visto como algo “genérico” por muitas pessoas e várias empresas. Contudo, na verdade não é bem assim que funciona. O E-mail Marketing quando é bem utilizado pela empresa, principalmente com dados de qualidade, traz ótimos resultados e muitos ganhos por conversões de leads e campanhas sazonais, como campanhas de natal, páscoa, réveillon, etc.

Dicas e Recomendações de Mailing Digital

Para que tudo funciona dentro do previsto e, inclusive, respeitando as normas vigentes e até mesmo o LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, é importante que você tenha estratégias muito bem definidas para cada campanha, assim como o público-alvo que deseja direcionar a determinada campanha, incluindo idade, renda, interesses em comum, dentre outras variáveis que podem ser adicionadas posteriormente.

Outro ponto importante é deixar que o próprio usuário (geralmente referido como “usuário final”) gerencie seus respectivos e-mails de acordo com suas necessidades, de forma simplificada e sem problemas. Ainda assim, uma empresa idônea que na prática respeita o usuário, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, ela vai permitir que o usuário deixe de assinar o mailing e se sinta à vontade para não receber mais e-mails quando desejar. Essa medida é um método que evita que o cliente venha a ter uma imagem negativa da sua marca no mercado digital. A transparência e responsabilidade são importantes.

Além disso, uma característica bem legal de se utilizar E-mail Marketing ou conhecido como Mailing, é justamente o gerenciamento de contatos cadastrados em uma base de dados de confiança (como é o caso de nós da Newdbase). Existem vários profissionais da área de marketing digital que garantem que é o melhor método de qualificação e reciclagem e/ou higienização de dados, ou seja, com o tempo você acaba percebendo as necessidades e os hábitos de cada cliente em questão, tudo de forma prática: o que costumam comprar, quais são seus interesses, o que gostam de receber, além de outros dados.

Comunicação e Engajamento com o Cliente

Outro fator crucial que o Mailing oferece é justamente a interação direta com seu público-alvo, além de aumentar o engajamento e conversão de leads em vendas práticas, a depender do seu nicho de mercado, valor de ticket médio, dentre outros. No geral, você acaba criando uma relação de empatia e total confiança a longo prazo com seu cliente e isso é sensacional e incrível.

Um aspecto importante de se lembrar é que ao contrário do que muitos imaginam, o maior desafio não é conquistar novos clientes, mas sim fidelizar aqueles que já estão em sua base de dados qualificada, afinal, opções e concorrência é o que não faltam no mercado. Por sinal, a Newdbase é especializada em oferecer essas soluções para os clientes e principalmente a possibilidade de compra de mailing com qualidade, alta disponibilidade e interação com público-alvo.

Além de tudo isso, outro ponto favorável e altamente escalável do e-mail marketing é justamente a sua facilidade e diversas possibilidades em seu horizonte, basta ser criativo e se colocar no lugar do cliente, através de um processo de empatia e estudo de mercado. Criar uma boa campanha digital faz toda a diferença nessa hora! É bom evitar ser previsível e usar métodos repetitivos. Deixe as pessoas surpresas, seja com uma boa apresentação, um texto, uma oferta imperdível e, claro, um serviço rápido e funcional.