Higienizar henriquecer

HIGIENIZAR E ENRIQUECER DADOS CADASTRAIS: PROCESSOS ESSENCIAIS PARA A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE RESULTADOS NA SUA EMPRESA
Diante do volume crescente de informações com que as empresas têm de lidar, é necessário organização. Daí a importância da higienização e enriquecimento de dados.
E é por meio de uma base de dados que uma empresa pode contatar as partes que fazem com que seu negócio funcione.
Esses procedimentos são fundamentais para negócios dos mais diversos segmentos, haja vista que a maioria dispõe de uma base cadastral.
Além disso, é importante também para as empresas buscar informações adicionais de contatos já existentes.
É sobre esses processos que falaremos nesse artigo, explorando seus conceitos e possibilidades.
ENTENDENDO O ENRIQUECIMENTO DE DADOS CADASTRAIS
Esses procedimentos são fundamentais para dar uma agilidade maior a diversos setores de uma empresa.
Além de terem um custo reduzido, eles podem contribuir para a maior assertividade das malas diretas enviadas.
Também podem tornar o contact center de um negócio mais produtivo, visto que proporcionam mais facilidade no contato com clientes.
Por isso, são fundamentais para uma empresa que deseja ter maior contato com seu público e desenvolver planos de negócio mais produtivos.
Podemos falar primeiramente do conceito de enriquecimento de dados. Como o nome mesmo indica, trata-se de um processo que visa conseguir mais informações de clientes, leads ou fornecedores.
Isso porque, muitas vezes, as empresas mantêm bancos de dados incompletos e insuficientes para a manutenção de um vínculo com seu público.
Com o enriquecimento, pode-se incrementar as informações, fazendo com que se criem novos canais de comunicação com os clientes.
Quanto ao enriquecimento de leads (do inglês lead enrichment), trata-se de uma técnica específica para obter mais informações de seus potenciais clientes.
As soluções de enriquecimento de leads podem funcionar integradas a um software de gestão de vendas, por exemplo.
Essa técnica é de fundamental importância dentro de uma boa estratégia de inbound marketing.
Isso por que é o que possibilita encaminhar o potencial cliente pela jornada de compra até uma possível interação e posterior conversão.
SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS
Existem também casos onde uma empresa mantém um banco de dados com dados completos que, no entanto, estão desatualizados, duplicados ou incorretos.
Nesses casos, recomendamos a higienização de dados. Esse processo abarca uma série de correções e padronizações de bancos de dados.
Entre elas, podemos citar a padronização do cadastro, corrigindo letras (correção de caixa alta ou baixa) e eliminando espaços em branco.
Podemos mencionar ainda a padronização de informações requeridas e a confirmação de telefones e outras formas de contato.
A validação de endereços é feita por meio de uma comparação entre o número de CEP e a UF. Deve-se formatá-los de acordo com os padrões dos Correios.
Faz-se também a diferenciação entre os tipos de pessoa (se é física ou jurídica) e a eliminação de cadastros duplicados.
Tudo isso é feito geralmente por um software, instalado e administrado por prestadoras de serviço especializadas.
A limpeza do banco de dados é fundamental para otimizar o relacionamento com cliente, leads ou fornecedores ou até mesmo para facilitar cobranças.
Pense, por exemplo, na importância do email marketing para o sucesso de uma campanha. Como utilizá-lo sem a zelosa manutenção de um banco de dados?
Em casos como serviços de televendas ou cobranças, esse tipo de processo é um imperativo do qual depende a própria existência do negócio.
ALGUMAS DICAS PARA MANTER E USAR UM BOM BANCO DE DADOS DE CLIENTES
Há uma infinidade de dados que podem constar em um cadastro. Por isso, a primeira coisa a se pensar: que informações são importantes para meu negócio?
Certo que existem informações básicas, como endereço, telefone, email e CPF. No entanto, outras vão depender do segmento em que a empresa atua, a persona do negócio, etc.
Caso o objetivo seja criar uma relação de afeto entre clientes e a marca, deve-se ter um campo cadastral para data de aniversário.
Se a empresa optar por envio de correspondências em datas específicas, o endereço torna-se então fundamental.
É importante também se certificar de que todos os setores da empresa que tenham como atribuição relacionamentos com clientes ou fornecedores tenham acesso aos dados. Por isso, recomendamos que esse banco seja unificado.
Nesse artigo, mostramos como funcionam os processos de higienização e enriquecimento de dados. Apresentamos ainda seus conceitos, indicando a importância da manutenção de um banco de informações atualizado para o crescimento de um negócio.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...