Falar na importância da manutenção de um banco de dados para uma empresa pode parecer um lugar comum. Mas também é comum ser pegue de surpresa ao tentar usar dados incorretos para fazer consultas cadastrais.
E todos sabem da importância deste procedimento para a proteção de um negócio, certo?

Além disso, pôr em prática um planejamento de marketing pressupõe canais de comunicação com clientes e leads.
Tudo isso pode ser feito de forma rápida e precisa, conferindo ao processo uma maior eficiência.
Aqui, falaremos sobre a importância da validação de dados cadastrais para sua empresa. Confira na íntegra!

CONSULTA CADASTRAL E VALIDAÇÃO DE INFORMAÇÕES: PARA QUE SERVEM?

Bem, primeiramente, devemos nos perguntar qual seria a utilidade de um banco de dados com informações incorretas.
Isso mesmo, não seria de nenhuma utilidade. E isso acontece em muitas empresas que não estabelecem procedimentos para preenchimento de cadastros.
Mas a falta de zelo em relação a essas informações tem sérias consequências para qualquer negócio.

Uma dessas consequências diz respeito à impossibilidade de se conseguir informações relativas à capacidade de pagamento de seus clientes.
Como você poderá, por exemplo, fazer operações de liberação de crédito com segurança, se não dispõe de informações confiáveis sobre o requerente?
Fica difícil, certo? Por esse mesmo motivo, tantas empresas enfrentam problemas com inadimplência de seus clientes.

Sem falar nas fraudes. Pesquisas apontam que cerca de 70% das empresas brasileiras foram fraudadas pelo menos uma vez em 2017 e nos demais anos.
Por isso, não adianta simplesmente fazer cadastros. Essas informações precisam ser válidas e seguras, pois elas têm uma função a cumprir.

No caso em questão, podem evitar perdas incalculáveis em faturamento, em outras palavras, prejuízos.
Para lidar com esse problema da maneira mais eficaz, estão disponíveis no mercado atualmente muitas soluções de tratamento de dados.
Essas ferramentas proporcionam mais agilidade e precisão na conferência desses dados. Falaremos especificamente sobre elas em um tópico mais a frente.

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO DE DADOS PARA PROCESSOS RELACIONADOS AO MARKETING

Atualmente, podemos dizer com total segurança que não há negócio que possa sobreviver sem marketing.
Isso porque esse conjunto de conhecimentos e técnicas é de importância crucial para o crescimento de uma empresa.
Sim, trata-se de uma área estratégica. É nela que pode-se pensar, por exemplo, como se utilizar da persona em uma campanha de vendas.

Ou mesmo como a empresa pode se comunicar com seus clientes e manter um relacionamento que seja profícuo.
A partir disso, podemos nos perguntar como é possível fazer isso sem dados cadastrais. Verdade, não dá.
E eis que temos mais uma das utilidades que só um cadastro seguro e confiável pode ter.

Essa ferramenta pode proporcionar a interação entre clientes, leads e empresa, o que, no fim das contas, pode gerar mais conversão e aumento de faturamento.
O oferecimento de brindes, vantagens, convites para eventos e promoções só pode ser realizado se você dispuser de uma base de cadastros bem gerida.
Além disso, rotinas importantíssimas, como o pós-venda, dependem do envio de mensagens por email, SMS ou outros canais. Malas diretas com comunicação dirigida idem.

COMO SE UTILIZAR DOS DADOS PARA AÇÕES DE MARKETING

Apesar de todas essas vantagens, alguém poderia perguntar como conseguir todos esses dados.
Hoje, empresas já oferecem esse tipo de serviço. Geralmente são softwares e plataformas que permitem validar dados em tempo real e armazenar uma grande quantidade de dados estratégicos.
A tecnologia API, por exemplo, permite acesso de sistemas empresariais a bancos de dados mantidos pelo governo.
Outra ferramenta disponível é o sistema CRM, capaz de armazenar informações e pontos de contato de leads e clientes com as empresas.
Nesse artigo, falamos sobre a importância da consulta cadastral para seu negócio. Sublinhamos a relevância de bancos de dados confiáveis e precisos para a segurança das transações de uma empresa. Falamos ainda da importância dos cadastros para a área de marketing.